terça-feira, 31 de março de 2009

A entrevista do Scorsese nos extras do DVD de O Dragão da Maldade é nada menos que constrangedora.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Gran Torino = mundo

O filme mais Ciminiano do Eastwood. Disparado.

Stanley White; Walt Kowalski; farinhas do mesmo saco.

O negócio aqui é o seguinte.

Se apareceu no cinema francês alguma coisa nos últimos anos com o vigor e a liberdade de espírito da NV, essa "alguma coisa" foi Eugène Green e Alain Guiraudie.

E só.

O resto é como sardinha enlatada: o gosto é estranho mesmo quando o prazo de validade diz o contrário.

Além desses dois, tudo fora da França. Sobre eles, outra hora.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Présence du Cinéma

n° 4-5 (Le Cinéma Des Blousons Noirs)
n° 6-7 (Sadisme Et Libertinage - Le Nouveau Cinéma Français An. II)
n° 8 (Les Nouvelles Actrices Du Cinéma Français)
n° 9 (Vittorio Cottafavi*)
n° 10 (Avenir Du Cinéma Français*)
n° 11 (Otto Preminger*)
n° 12 (Claude Sautet - Don Weis*)
n° 13 (Raoul Walsh*)
n° 14 (Scénaristes Français Et Américains*)

à venda por 32,00 €

domingo, 22 de março de 2009

Giulietta e Romeo do Freda disponível no e-mule (arquivo de 1.37 GB, intitulado Romeo e Giulietta).



« Personne depuis Michael Cimino n’avait aussi bien filmé les habitants de l’Amérique profonde. Personne ne les avait filmés avec un tel respect, une telle empathie. »

Jean, yo y el resto de directores de nuestra generación no hacíamos cine para..., cómo decirlo, no hacíamos cine para encontrar nuestro sitio en la sociedad. Era algo instintivo. Hacíamos cine porque para nosotros representaba un arte moderno. Eso era lo que nos interesaba del cine a diferencia de las otras artes: era algo que se acababa de inventar.

---

Fue Henri Langlois quien me aconsejó que no abandonara nunca el blanco y negro, porque el cine se había inventado en 35mm y en blanco y negro, y resulta imposible que uno se llegue a desvincular completamente de los orígenes. Sucede lo mismo en la pintura, con la aparición de los acrílicos respecto al óleo. Eso no cambia la relación del pintor con la tela. Comparto la idea de Henri Langlois de que por muchos avances tecnológicos que aparezcan siempre tendremos necesidad de volver a los orígenes. No creo que la imagen sufra ninguna metamorfosis, por eso soy fiel a esa idea originaria del cine.

---

Aqui.

domingo, 15 de março de 2009

Prudência e paroxismo

À l'aventure disponível no e-mule.

sábado, 7 de março de 2009

domingo, 1 de março de 2009

Beatrice Cenci do Freda disponível no e-mule.

Arquivo do blog