domingo, 31 de outubro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Revisão (incompleta) de Bastardos Inglórios.

Como Kill Bill, piora na medida inversa em que Death Proof (revisto três vezes em cinema na semana passada) e Jackie Brown melhoram.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

domingo, 17 de outubro de 2010

sábado, 16 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010




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Não estou dizendo de antemão que num poema do Eliot eles não vão achar o Wally dando um cascudo num judeu; que numa pintura do Rubens o Wally não vai estar repetindo infinitamente o objeto de desejo por razões freudianas. Pode ser. Mas escrever um trabalho exclusivamente sobre isso não serve de nada se não responder a única pergunta que me interessa na crítica: qual o valor que aquela obra tem para aquele crítico? Ficar procurando o Wally sem falar na musicalidade do Eliot, no movimento em Rubens, não responde a essa pergunta.

(...)

Sei que em faculdades a minha posição é chamada com desprezo de diletantismo elegante. Não tenho problema nem com diletantismo e, ao contrário dos professores universitários, nem com elegância. Mas é uma simplificação. Não acho que métodos mais rígidos sejam inúteis. Só que eu não excluiria deles um certo diletantismo. Apagar todo diletantismo da crítica significa apagar qualquer traço do prazer irresponsável que senti na Cena Primordial, quase nunca perguntando “Por quê? Por quê?”, sempre prestando muita atenção no “Como”. Talvez venha daí minha simpatia por métodos formalistas meio fora de moda. O meu crítico ideal leria de perto como um New Critic, e entenderia muito sobre estilo e foco narrativo e organização estrutural como um Estruturalista clássico, mas usaria todo esse maquinário meio feio, meio cinzento para responder uma única questão: de onde vem o prazer ou o desprazer que ele sente?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Ninguém flutua em Film Socialisme; todos navegam.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010



John Ford ou a previsão do futuro.

MAD MEN ou LA PRéVISION DU PASSé

(A Suivre)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

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